Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 9 de maio de 2014

La Liga pega fogo




Faltam apenas 2 rodadas para o final do campeonato espanhol. Porém as duas rodadas prometem ser as mais emocionantes dos últimos anos. Afinal, dois times só dependem de si para serem campeões: Atlético de Madri e Barcelona. Um joga por dois empate, outro joga por duas vitórias. Então, quem será o campeão?
A sensação da temporada, o Atlético de Madri, faz um campeonato em alto nível, mesmo com um orçamento bem inferior ao do clube catalão. Mas em campo com vários guerreiros. É como eu denomino o time do Atlético sempre que escrevo sobre eles: Guerreiros. O time mais raçudo da temporada. Sem grandes estrelas ou vaidades, em campo mostra um futebol acima da média, com entrega total de cada jogador. Todavia tanta força coletiva deu destaque para alguns talentos individuais. Como o goleiro Courtouis, que é o melhor goleiro da temporada, além do matador Diego Costa, que deve ser titular no ataque da Espanha na Copa do Mundo.

O time de Madri tem, teoricamente a vantagem nessa disputa, joga por dois empates para ser campeão e se vencer o próximo confronto, no domingo e o Barcelona não vencer, eles já serão campeões na próxima rodada. Mas ainda assim, a dificuldade é decidir o título fora de casa, contra o mesmo Barcelona. O time da capital tem 88 pontos, contra 85 do clube catalão.

O Barcelona faz uma temporada sofrível. Foi eliminado pelo próprio Atlético de Madri nas quartas de final da UCL, perdeu a decisão do título da Copa do Rei para o Real Madrid e antes da bagunçada rodada passada, que empatou e o rival na busca do título perdeu, eles já haviam jogado a toalha. Mas com a reviravolta, os jogadores estão super motivados com a oportunidade de ganhar o título do espanhol, que salvaria, em parte, a temporada fraca feita pelo time.

Messi, Xavi, Iniesta, não jogam o que a torcida se acostumou, ainda assim jogam acima da maioria dos outros jogadores do futebol mundial, mas nessa temporada, esse decréscimo, juntamente com as seguidas lesões do Messi, fez o Barça não figurar entre as melhores equipes da temporada. Aliado também ao fraco desempenho tático do Tata Martino, treinador que não conseguiu fazer seu estilo predominar no Barcelona, mas teve seus méritos, como a subida de produção dos questionados Alexis e Pedro.

Com a volta à disputa pelo título, o time catalão vai jogar tudo que pode nessas duas rodadas e isso dificulta muito a vida do Atlético, que uma semana após o término do espanhol, tem a final da UCL, contra o Real Madrid. Então o líder do campeonato vai ter três finais super difíceis antes de terminar a temporada. Três jogos super desgastantes que vão exigir muito do elenco e do treinador Simeone.

Correndo por fora, tem ainda o Real Madrid, com 84 pontos, que conta com dois tropeços dos rivais para conseguir o título, o que já é bem difícil, pois seria uma combinação improvável de resultados, mas o time madrilenho ainda está na disputa.

Acredito que o campeão será o Atlético de Madri. Não será fácil, mas o clube tem uma raça anormal e o treinador uma fome de título fora do comum também. Será um dos melhores finais de campeonatos dos principais campeonatos europeus, visto que na Alemanha, o Bayern é campeão, na França, o PSG, em Portugal, o Benfica, Itália, Juventus e na Inglaterra, está bem tranquilo para o Manchester City, além de lá, no final de semana, já ser a rodada final.

Nos resta apreciarmos os jogos decisivos antes de focarmos na Copa do Mundo.

E vocês, o que acham? Será o Atlético de Madri o campeão da Liga?