Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sevilla, campeão da Liga Europa




O Sevilla fez uma excelente Europa Liga e conseguiu hoje, o título. O tri campeonato da Europa Liga que pode ser também a volta do time espanhol ao patamar dos melhores times europeus(quem lembra da época do Renato, Daniel Alves, Luís Fabiano e Kanouté?). Uma grande final contra o campeão português Benfica, que havia eliminado o time mais forte(no papel), a Juventus.
O primeiro tempo da grande final foi bem fraco. Já o segundo, foi super movimentado. Muita correria e finalizações, inclusive o Lima, do Benfica, chutando a bola para a defesa do zagueiro do Sevilla. Com um segundo tempo bem movimentado, as chances de gols aumentaram, mas ao final da partida, não passou de um 0 a 0.

Na prorrogação, o detalhe vai para um gol perdido pelo colombiano Bacca, que recebeu um lançamento fora do comum do Rakitic(olho nele na Copa), e ficou cara a cara com o goleiro, mas finalizou para fora. O que animou o time do Benfica que continuou pressionando, mas acabou sem fazer gols. Resultado: 0 a 0 e pênaltis.

Os pênaltis colocavam dois opostos no gol: o jovem Oblak e o experiente Beto. O português Beto, do Sevilla, se deu melhor e defendeu duas penalidades. Do Oscar Cardozo(que após aquele pênalti perdido contra a Espanha, em 2010, nunca mais foi o mesmo) e do jovem espanhol Rodrigo. Oblak não teve a mesma competência(ou sorte) e o Sevilla foi campeão.

Detalhe 1: O Marco Marín entrou no final do segundo tempo e saiu no final do primeiro tempo da prorrogação.  Não jogou nada durante o tempo que esteve em campo, mas não sei o motivo ainda da sua substituição. Em nenhum site(até agora) falou sobre contusão.

Detalhe 2: O pênalti defendido pelo Beto na cobrança do Cardozo, o goleiro do Sevilla se adiantou absurdo e ainda assim não mandaram voltar a cobrança.

O campeão: 

E a Europa League começou com 194 times de 53 países da Europa. Só de saber isso já mostra a força que o Sevilla teve ao conseguir o título. Não acompanhei com vigor os jogos das primeiras fases. Comecei a assistir a partir das oitavas, e quando vi Sevilla x Betis, já sabia quem seria o campeão.

O dérbi local teve dois resultados iguais: 2 a 0. O primeiro para o Betis,o segundo para o Sevilla. E a vaga veio nos pênaltis. Ali percebi que o time espanhol não estava para brincadeira e era a grande força do torneio(A Juventus tinha um super time, mas há tempos não faz muito na Europa, a chance era agora, final em casa, mas falhou novamente, não mostrou em campo o futebol do Sevilla).

Depois veio o Porto, 1 a 0 lá para os portugueses e 4 a 1 em casa. A força e o crescimento do Sevilla durante a competição só mostrou que seria difícil batê-los. Nas semi finais, outro adversário espanhol: Valencia.  Com 2 a 0 em casa para o Sevilla e 3 a 1 no segundo jogo para o Valencia. O gol fora de casa classificava assim o Sevilla para a grande final.

E o resto, já sabemos.

Parabéns Sevilla pelo título.