Pages

Ads 468x60px

sábado, 31 de maio de 2014

E a Espanha aposta na base de 2010...



A Espanha anunciou a lista final com seus 23 nomes para a Copa. Vamos à ela e depois analisar as escolhas do Del Bosque:


Goleiros: Iker Casillas (Real Madrid), Pepe Reina (Napoli) e David De Gea (Manchester United)

Defesa: Juanfran Torres (Atlético de Madrid), Jordi Alba e Piqué (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Javi Martínez (Bayern de Munique), César Azpilicueta (Chelsea) e Raúl Albiol (Napoli)

Meio: Xabi Alonso (Real Madrid), Koke Resurrección (Atlético de Madrid), Sergio Busquets, Xavi Hernández, Andrés Iniesta e Cesc Fàbregas (Barcelona), David Silva (Manchester City), Santi Cazorla (Arsenal) e Juan Mata (Manchester United)

Ataque: Pedro Rodríguez (Barcelona), Fernando Torres (Chelsea), David Villa e Diego Costa (Atlético de Madrid)

Já começo questionando o ataque. Negredo e Llorente fizeram uma temporada muito, mas muito superior ao Fernando Torres e ao David Villa. Concordo que eles foram importantes em 2008 e 2010, os nomes mais importantes. Mas naqueles anos, eles chegaram ao auge e hoje a curva é descendente. Não conseguem mais mostrar o futebol de outrora. Novamente, entra em questão os critérios para a convocação e mais uma vez parece que a simpatia e confiança do treinador vale mais do que o futebol apresentado.

Koke depois da temporada espetacular no Atlético de Madri, já era dito como certo para o torneio, principalmente após a contusão do Thiago Alcântara. Carvajal fez uma excelente temporada pelo Real Madrid, mas Juanfran também e tem uma força defensiva maior. E o Azpilicueta joga nas duas laterais, o que dá mais opções ao treinador.

Jesus Navas, presença constante nas últimas convocações, perdeu o espaço para o Mata. Se o Navas estivesse 100%, sem dúvidas seria convocado, então essa não convocação é mais pela forma física do que técnica.

Já Diego Costa, mesmo não estando 100% é a única opção de "tanque" que o time tem. Um jogador para alternar esquemas táticos e levar a marcação no corpo, o que é raro em jogadores espanhois.

É uma boa convocação, só acredito que seria mais forte se estivessem incluídos aí o Negredo e o Llorente, opções em melhor forma e fase.